Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Big Bang II

Mas a expansão continua. Se o universo era radicalmente diferente na sua origem isso significa que ele será radicalmente diferente no futuro. Será vazio, com tudo enormemente distante de tudo, escuro, frio... Ou ao contrario, voltará a se retrair e tudo novamente estará junto de tudo! Pela quantidade de matéria existente no universo, essa é a hipótese mais provável, a gravidade puxará tudo de volta. Tudo se concentrará aí onde vc esta, e onde estou tb, alias onde tudo está pq tudo será o mesmo.

Em relação a isso, sabe onde começou a expansão? Aí onde vc esta tb... Ela começou em todos os lugares, que eram todos o mesmo. Já se deu conta disso? Mas o que acontecerá quando começar a retração? Nossos descendentes verão as galáxias se aproximarem, e em bilhões de anos, tudo será uno. E talvez o ciclo recomece, com nova expansão e assim consecutivamente. Stan Lee, o mesmo criador do Quarteto Fantástico e do Homem Aranha, criou Galactus, o devorador de mundos. Ele seria um sobrevivente do universo que existiria antes do atual. Esse universo teria se retraiu e depois se expandido originado o nosso.

Qual o sentido, por exemplo, de se perguntar o que havia “antes” do big bang? Se até o tempo surgiu nele, não há como ter um “antes”! Mas talvez não seja assim. Se há o ciclo retração/expansão, então o tempo não se iniciou no big bang. Ele o precede.

Não há sentido tb em se perguntar “para onde” o universo se expande. Ele é tudo que existe, então não há para onde ir, não há nada fora dele, não existe o “fora dele”... Mas se há uma realidade maior que o nosso universo, o que é o nosso universo nessa realidade? No filme Homens de preto, bem no finalzinho, ele é mostrado como sendo uma bolinha que uma criança usa para brincar.

5 comentários:

  1. Muito bom o seu resumo sobre Big Bang, assunto ainda cheio de mitos e erros de interpretação. :).

    ResponderExcluir
  2. Uma correção necessária. A "energia escura" está acelerando a expansão do universo, o que é indicio que essa expansão não será freada pela gravidade.

    ResponderExcluir