Total de visualizações de página

sábado, 28 de setembro de 2013

Sobre vespas e manipulações

Nesse momento, 16h e 14 minutos de 27 de setembro de 2013 no mesmo ambiente em que estou uma vespa leva para seu ninho de barro uma aranha que capturou e paralisou com seu veneno. Sabe ela que seus filhotes vão devorar a aranha ainda viva por dias e com isso sobreviver até poderem caçar sozinhos? Ou será que Deus em sua inteligência um tanto cruel contra aranhas criou as vespas com esse comportamento? 

Gostamos de pensar que há uma inteligência por trás de tudo pq inteligência é o que conhecemos para agir. Mas não há nada de conhecimento no comportamento da vespa e nenhuma inteligência divina a criou capaz de agir assim. Simplesmente as vespas que já nasciam com esse comportamento tiveram mais êxito em fazerem seus filhotes sobreviverem e terem mais filhotes... Todos com esse mesmo comportamento determinado pelos genes. Isso é seleção natural e nada tem de inteligente ou planejado. É sobrevivência e reprodução. 

Nós seres humanos tb somos assim, originados por seleção natural. Temos no entanto uma característica que a vespa não tem, a capacidade de planejar. Mas não devemos inverter as coisas, é a seleção natural que criou essa capacidade, ele não existe anteriormente a seleção natural. É erro se crer que há planejamento na origem e evolução das espécies, não há um deus planejador da existência e desenvolvimento das espécies... 

 Mas não somos pura consciência, puro planejamento. Tb agimos obedecendo instintos, tal como a vespa. Quando temos medo suamos frio, trememos e mesmo fugimos, sem refletirmos se o perigo é real ou não. Quando temos raiva atacamos, nem que seja apenas com palavras, sem nenhuma reflexão... 

Por mais politicamente corretas que tentem ser as mulheres tendem a rejeitar relacionamentos com homens mais baixos e com menos recursos econômicos que elas. Homens preferem as com quadris largos e cintura estreita. As mulheres cabides das passarelas são apenas um veiculo de publicidade para ateliers famosos ... Essas e muitas outras preferências sexuais inatas podem ser manipuladas pela moda e visando maiores lucros em cosméticos e acessórios de beleza e equipamentos esportivos. 

Adoramos comer, pois nossos antepassados evolutivos viviam na escassez e só os mais ávidos por comida sobreviveram. Esse comportamento agora que temos agricultura e pecuária é explorado pela indústria de alimentos para nos fazer comer mais, dando-lhes mais lucro e nos tornados obesos mórbidos. 

Tememos o desconhecido, seguimos líderes, e esse medo e essa característica inatos podem ser manipulados para se tornarem racismo, xenofobia e culto a personalidade a serviço de líderes totalitários, além de guerra aberta contra outros povos.

 Partindo de instintos comuns a varias outras espécies, a nossa é capaz de reelaborar o comportamento, para o bem ou para o mal. E tudo o que segue nossos instintos e os manipula tem muito mais força de convencimento do que o que vai contra esses instintos. 

É impossível convencer com argumentação racional uma multidão em fúria ou com medo a não linchar uma pessoa ou a não fugir pisoteando os outros. O instinto de comportamento em bando, ligado diretamente a sobrevivência é muito mais forte que a razão. Os instintos ligados a reprodução também são muito influentes em nosso comportamento... 

Outras formas de comportamento inato, apesar de serem em geral mais brandas e maleáveis tb tem seu peso em nos fazer agir no automático, animais que somos, que se consideram racionais em absoluto, mas não são. Esse é um fator desconsiderado no estudo do indivíduo e da sociedade. 

Muitos se perguntam como o extermínio de milhões de pessoas foi possível na Alemanha nos anos 40 do século passado. E como inúmeros outros governos conseguiram ao menos por alguns anos eliminar quase totalmente o senso critico de populações instruídas como as da Europa... Várias respostas se juntam para explicar o quadro, mas uma resposta possível que quase nunca é dada é que há no nosso comportamento inato margem para manipulações desse tipo. 

Hitler e toda a liderança nazista não surgiu do nada e nem todo o conjunto de inúmeros déspotas que se seguem na Historia. Todos de alguma forma conseguiram acessar o ponto em que não somos racionais e sim instintivos, e usar isso com resultados bem reconhecíveis... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário