Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sobre viagens no tempo.

Na ficção sujeito jovem entra em uma "máquina do tempo" vai à 10 anos no futuro e vê a si mesmo mais velho com filhos. Impossível, pois ele passou 10 anos dentro da máquina! Para as pessoas fora da máquina ele ficou lá esse tempo todo, mas dentro da máquina pode ter se passado apenas um segundo. Então ele estará um segundo mais velho e os outros 10 anos! E ele não terá convivido com pessoas, não terá tido filhos... 

Podemos nos mover para frente/para trás, para cima/para baixo e de um lado para o outro no espaço. Tb nos movemos no tempo, mas apenas em um sentido. Não podemos voltar no tempo, e isso é um mistério ainda a ser desvendado. Podemos, no entanto, apressar ou retardar nossa jornada pelo tempo. Se aumentarmos nossa velocidade no espaço, diminuímos nossa velocidade no tempo. Assim, se pudéssemos viajar a velocidades altíssimas, próximas a da luz, por exemplo, permaneceríamos jovens durante a viagem que para nós duraria dias. Mas quando voltássemos, para as demais pessoas teriam se passado anos, ou séculos! Nesse sentido podemos viajar no tempo "para frente" quando viajamos rapidamente no espaço. 

Viajar próximo a velocidade da luz (aproximadamente 300 mil Km por segundo) é impossível (ao menos por enquanto), mas, caso aconteça, o viajante viajará mais devagar no tempo, ou seja, irá ao futuro. Se ficar, por exemplo, um dia viajando a velocidades muito altas, ao voltar verá seus conhecidos muito mais velhos. Pois terão se passado anos... Caso a velocidade seja absurdamente grande, ele poderá viajar para milênios no futuro ou mais, sendo que para ele terão se passado alguns dias, meses ou poucos anos... De todo forma sempre que nos movemos no espaço, a qualquer velocidade, viajamos mais devagar no tempo, ou seja, viajamos para o futuro... Mas em velocidades normais, o efeito não é perceptível...

Apenas não veríamos a nós mesmos no futuro, envelhecidos, com filhos e netos, pois estivemos o tempo todo no veículo, viajando. Mas o mistério do não poder voltar no tempo permanece. E há um argumento muito bom contra essa possibilidade. Onde estão os viajantes do futuro? Pq não vem ao passado nos visitar? 

De todo modo, apesar de não sabermos pq não podemos "nos mover para trás no tempo", sabemos o que nos faz “ir para frente"... É pq o universo ao menos na configuração atual iniciou-se com uma expansão que criou o espaço/tempo e logo em seguida seguiu aumentando a entropia até hoje... É o aumento dessa entropia, "a passagem de uma situação ordenada à outra cada vez mais caótica" o que nós percebemos como uma “seta do tempo”. 

O aumento da entropia parece ser algo absoluto. Um prato de vidro que cai ao chão e se espatifa simplesmente não vai voltar a mesa com suas partes unidas espontaneamente... Teremos que acrescentar calor para derretê-lo e unir tudo novamente. E para ordenar os fragmentos do prato estaremos desordenando ainda mais outros elementos do universo ao produzirmos calor... É o aumento da entropia o empecilho mesmo para o retorno no tempo? Possivelmente. 

Sendo assim, para retornar ao passado seria necessário reverter a "flecha do tempo", a entropia. Algo impossível, pois todo o universo atualmente e desde o big bang segue para ela e não reverte a um estado anterior. Simplificando, é impossível que o prato que se espatifou no chão reverta espontaneamente ao estado anterior antes de se quebrar. Para consertá-lo seria necessário derretê-lo e moldá-lo novamente. Isso aumenta a entropia ainda mais, pois mais energia em forma de calor é liberada. No fim temos não o mesmo prato e sim um novo que para ser organizado precisou que ainda mais entropia fosse realizada na forma de dispersão de calor. O que entendemos como passagem do tempo é o aumento da entropia (entendida popularmente como desorganização) no universo. 

A diminuição da entropia, ou seja, o retrocesso do universo ao seu estado organizado inicial no inicio do big bang é algo que só poderia ser feito pela força gravitacional, mas isso provocaria mudanças tão grandes na realidade que coisas como vida e consciência possivelmente não poderiam existir. Mas posso estar escrevendo tolices. Talvez seja possível “voltar no tempo” driblando o aumento da entropia, do mesmo modo que aviões voam driblando (não negando) a gravidade... Buracos de minhoca ok? 

Mas se tal for possível, repito, onde estão os visitantes? E visitas ao passado alteram o futuro? A ideia de alguém voltando ao passado e matando seus pais expõe o paradoxo Essa possibilidade já foi explorada de maneiras muito interessantes pela ficção, e tb de maneiras muito bobas. Alguns afirmam que ao se modificar o passado, o viajante do tempo iria criar uma realidade alternativa, o que equivale a dizer que uma viagem no tempo iria criar ao menos um novo universo! Matéria e energia para isso viriam de onde mesmo? Mas são especulações interessantes, embora minha opinião seja de que tal coisa é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário