Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ceticismo compreensivo

Evoluímos vivendo em bandos. Isso em  parte nos moldou como "seguidores naturais de líderes e de idéias pré concebidas". A maioria de nós vê como natural acreditar no que todo mundo acredita e obedecer a quem todos obedecem. 

E realmente a vida em sociedade talvez fosse impossível sem que ao menos em parte isso ocorresse, mas sem exageros!

É o pensar diferente e a capacidade de criticar atitudes de autoridades estabelecidas que promovem a evolução da sociedade. Mas exatamente por contrariar o pensamento geral, essas atitudes não são bem vistas, principalmente em sociedades conservadoras, com maior grau de religiosidade. 

Então vc, meu caro cético, se está em uma sociedade conservadora ao extremo, talvez corra até risco de vida por pensar diferente, do mesmo modo que nosso antepassados que no passado duvidassem do que o líder dizia sobre não seguir pelo caminho cheio de leões...

Já se vc tem a sorte de estar em uma sociedade mais liberal, mesmo assim sua atitude cética pode incomodar. Ninguém gosta de ver suas crenças sendo questionadas. Então o cético muitas vezes é visto como um chato! Não se desgaste questionando tudo, isso vai afastar as pessoas, em especial as pessoas mais crédulas, que são as que mais se beneficiariam por conviver com um cético compreensivo. 

Discipline-se para que seja mais tolerante com as informações duvidosas, isso  nessa época em que as tolices são compartilhadas em uma quantidade absurda na web vai lhe possibilitar um pouco de paz. Uma auto ajuda para céticos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário