Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

5-Seleção sexual

Quando dizemos "seleção natural" a primeira coisa que vem à mente da maior parte das pessoas que já tem algum conhecimento da teoria é a "luta pela sobrevivência". Algo bastante adequado pois precisamos, assim como outras formas de vida, conseguir alimento, água, espaço e fugir, se esconder ou se defender de quem quer nos matar... 

Imagine um carnívoro caçando uma ave que não voa, ou cujo voo seja do tipo "curto e rasteiro". Obviamente as aves que de alguma forma tiverem características que escondam-nas do predador irão sobreviver mais do que as que forem mais visíveis, certo? Então explique o caso do pavão! Aquele enorme leque de penas coloridas que  tem nas costas (não, não é a cauda dele). Por certo o torna visível a carnívoros, então pq não se extinguiram devorados por mangustos, tigres, leopardos  e outros predadores?

É que alem da sobrevivência ha tb a questão da reprodução.

Todo pavão com enfeites de penas nas costas é macho. Eles são uma atração para fêmeas, que não tem enfeite algum e tb tem plumagem menos coloridas, que as escondem dos predadores. Então a vantagem é sexual, podemos dizer que há uma "seleção sexual". Quanto mais vistoso o macho, mais atrativo será para as fêmeas, mais vai se reproduzir e assim haverá mais filhotes que terão enfeites quando crescerem (é isso o que determina a existência de aves coloridas e não a criação divina como já mencionado no primeiro texto). Mas não termina aí. 

O macho tem o enfeite apenas no período de acasalamento e não o ano inteiro, não se expondo sem necessidade aos predadores... Raciocinando de acordo com a seleção natural o que ocorreu foi que os machos que não perdiam completamente as penas coloridas foram mais caçados e não sobreviveram tanto e não se reproduziram, ficando os pavões que perdiam as penas vivos para se reproduzir. Tudo isso sem um planejador, sem alguém que intencionou tornar pavões aves lindas, pois a seleção natura e sexual é um fenômeno natural anterior a existência de planejamento ou intenção...

Outro exemplo de "seleção sexual", mas que não poe a vida do individuo em risco real é o crânio  espesso dos bodes... Bodes disputam as cabras com outros bodes dando marradas (cabeçadas). Os que tem crânios mais resistentes tendem a vencer a disputa, tem mais filhotes e isso gera maior descendência de crânios mais espessos e portanto mais resistentes. A seleção sexual explica até fenômenos tais como a existência de flores com formato e cheiro idêntico a vespas por exemplo. Vespas polinizam flores, sendo úteis para a reprodução das plantas.

Uma flor que tenha o cheiro e o formato de uma vespa fêmea em época de acasalamento vai atrair mais vespas machos e sera polinizada mais que outra que não tenha essa característica. É claro que uma mutação dessas não se da em apena uma geração. Mas entre milhares de mutações, a maioria neutra e outras prejudicais, uma que determine um aroma agradável para vespa vai lhe dar vantagem. O mesmo com o formato de suas pétalas. A medida que mais e mais mutações forem ocorrendo em diversas plantas as vespas vão procurar flores as que lhes sejam mais agradáveis, favorecendo que mais e mais delas se tornem semelhantes as próprias vespas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário