Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Um planejador universal, os olhos de Lamark e os pés de Darwin

Série de textos sobre seleção natural, lamarkismo e ação dos genes na evolução biológica


1-Da inexistência de um planejador universal

Além da oposição sofrida por quem tem alguma crença religiosa contrária a evolução das espécies, a teoria de Darwin tb encontra outros percalços. Um deles se deve a que sua concepção sobre como se dão os fenômenos que geram a evolução contrariam o "modo cotidiano de pensar". Pensamos de forma "teleológica" (não se assuste, esse é o único termo "complicado" que usarei). Ou seja tendemos a ver na natureza ações típicas de seres humanos, tais como planejamento e intenção. E essas ações seriam realizados por seres que agem exatamente como seres humanos, com intenção e planejando, mas com poderes muito superiores para realizar o que pretendem. Nós os chamamos de deuses.

É por isso que vermos “engenhosidade” ou "ação divina" no sistema solar com sua regularidade em ter astros girando em torno do Sol, e nos admiramos em como o deus de nossas crenças é maravilhoso ao planejar a existência de pássaros e flores que nos alegram com suas cores...

Ao contrario dessa "redução da natureza à humanidade" (antropomorfização) o que acontece é que toda a enorme quantidade fenômenos naturais que ocorreram antes da existência de seres humanos não tiveram planejamento ou intenção alguma. A formação de uma estrela, algo comum e grandioso no universo se deve a junção de uma grande quantidade de hidrogênio sob a ação da força da gravidade. Não há um artesão, um planejador ou um construtor de estrelas. O sistema solar é tb organizado pela mesma força com matéria resultante de estrelas já mortas. Já os pássaros e flores são fruto de seleção natural e voltaremos ao assunto mais a frente.

Devido a agirmos de tal forma, com intenção e planejamento acreditamos que tb as coisas se passam assim em toda a natureza. Quando vemos um automóvel, uma casa, uma cidade reconhecemos planejamento e intenção na sua origem e estamos certos. Quando vemos a existência de nosso planeta ou de qualquer outro astro, da vida, da ação da força gravitacional tb reconhecemos planejamento e intenção em sua origem, mas estamos errados.

O fato é que pouca coisa se faz realmente de forma planejada, nós é que valorizamos demais essa forma de agir e, muito pior, não procuramos entender como as coisas realmente ocorrem. É mais fácil acreditar que Deus criou as estrelas do que estudar o processo real da formação delas... Nossas ações se limitam ao que fazemos no pequeno planeta que habitamos e mesmo nele apenas a sociedade humana é planejada. Todo a imensa quantidade de outros fatores, de terremotos a marés, da rotação e translação da Terra ao surgimento e evolução da vida são independentes de nossa vontade e de seres criados por nossa imaginação.

2 comentários:

  1. A humanidade é um pré adolescente em evolução no planeta. Um pré adolescente é entre outras coisas: inexperiente, prepotente, instável, irresponsável, sente-se seguro quando em grupo. Um pré adolescente quer só prazer e corre todo o tempo atrás de mais prazer. Já foi pior, passamos pela fase psicótica, a pré historia. A próxima fase é a fase adulta, que nós não veremos mas, felizmente, há muitos contribuindo pra isso. Você neste momento, por ex. Há que se ter paciência pois a evolução se dá tão lentamente que nem notamos. A maneira de pensar está sendo obrigada a evoluir para a realidade, basta verificar o fenômeno da internet, no qual a informação alcança e liberta da ilusão um número máximo de pessoas, num tempo mínimo.

    ResponderExcluir