Total de visualizações de página

domingo, 15 de janeiro de 2012

A honestidade intelectual

Religiosos norte americanos pregam que fenômenos da natureza são castigo de Deus contra os pecadores, por exemplo o furacão Katrina.
 Assumem isso. 
Irracionalidade, lógico, mas ao menos são honestos em assumir que é nisso que acreditam. Ponto para eles no quesito honestidade.

Por aqui a coisa não é assim. 

Há alguns anos um sacerdote da Igreja Universal do Reino de Deus tocou uma imagem de Maria com o pé e disse que "isso não funciona". Com a reação dos católicos, o dono da Universal, Edir Macedo, pediu desculpas aos "irmãos católicos". 
Pq ele fez isso? 
Pq demonstrou essa falta de caráter? Pq não defendeu o tal sacerdote de sua seita que não fez nada além do que demonstrar na pratica a sua crença? Pq?

No orkut, utilizado quase que exclusivamente por brasileiros podemos ler constantemente ataques de "neo"liberais a precariedade dos serviços estatais. Ora, um adepto do liberalismo econômico não deveria reclamar dessa precariedade, antes, em nome de um mínimo de honestidade deveria pregar o fim de qualquer assistência governamental. 
Deveria dizer com todas as letras, não ao SUS, não a aposentadoria, não ao seguro desemprego, ás bolsas e a todo o resto. Quem não pode pagar pela saúde, quem não pagou um plano privado de aposentadoria, quem está desempregado, quem passa fome no sertão...ora... 
Que morra!

É isso que se pode esperar ouvir de um liberal honesto, algo que está em falta por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário