Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Maravilhamento

É uma sensação inigualável. Vc entende algo que se relaciona com outras coisas que estavam "desencaixadas" em sua consciência e de repente, tudo forma um todo coerente. 

Quando ainda uma criança me lembre de ter tido essa sensação, ao brincar de bola na rua (faz tempo). Entendi pq furacões giram em sentidos contrários nos hemisférios norte e sul. Não lembro onde tinha lido que tal coisa acontecia, talvez em algum jornal usado para embalar um pedaço de carne (antes das sacolas plásticas, sabem como é...) Mas não entendia o pq disso, mesmo sabendo sobre o movimento de rotação (aprendido na escola). Foi com a observação direta da rotação da bola que pude ligar os fatos. Foi muito, muito legal.

Sempre tive sede de conhecimento sobre a natureza, mas me deixei levar tb pelo mistérios que ainda permeiam o entendimento da nossa sociedade. Ao contrario dos que dizem que no Brasil todos os professores de ciências sociais são de esquerda, tive professores de historia, de geografia, sociologia e afins majoritariamente de direita. Cedo já demonstrava não concordar com algumas de suas afirmações e perceber que em geral concordava com autores de inspiração marxista. Cheguei mesmo a ler alguns livros de Engels, mais fáceis de entender e ler sem entender tão bem alguns de Marx (anos depois reli e entendi bem melhor). Mas foi Princípios fundamentais de filosofia, escrito por alunos de Georges Plotzer que me causo a mesma sensação de maravilhamento já descrita acima. Um encaixe de varias noções pré existentes em um todo coerente. Mas havia mais elementos  então foi uma experiência ainda mais forte.

Recentemente, já há tempos insatisfeito com a incoerência de algumas noções das ciências sociais com as ciências da natureza tive um novo maravilhamento. Esse eu ainda "estou curtindo". A seleção natural e a crença de que somos seres meramente culturais são mutuamente excludentes e essa contradição precisa ser superada. Há no meu entender evidências demais para não se considerar que é a seleção natural a tese mais acertada, sendo necessário que se reformule a noção de seres culturais. Somos moldados pela cultura, mas não se molda algo do nada, para se fazer cerâmica, ora molda-se a argila não é mesmo?

Enfim, maravilhamento com o conhecimento, uma das mais raras e melhores sensações que se pode sentir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário