Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de maio de 2011

E as EQM?

As Experiências de Quase Morte (EQMs) são propagadas pelos veículos de comunicação como evidências de "vida após a morte", ou de que a consciência permanece após o sistema nervoso parar de funcionar... O medo da morte faz com esse tema eleve a audiência dos canais de televisão em vários pontos quando é exibido principalemente se de forma sensacionalista.  

Ora, as EQMs  não apontam para  que a consciência permaneça após o fim do sistema nervoso. Não há fim do sistema nervoso nesses casos e ele não para de funcionar. E de qualquer modo não provariam que essa conciência duraria mais que alguns segundos, pois é o que duram as EQMs.

Ao que vemos, há muito mais desinformação do que informação sobre as EQMs até mesmo em veículos tidos como mais sérios na divulgação de informação. É que o mito da vida pós morte eleva a audiencia e o valor da publicidade.

Uma EQM feita de forma controlada e com resultados comprováveis mostraria unicamente que a consciência pode se "desprender" do sistema nervoso e viajar por aí, presenciando acontecimentos em locais longe de onde a pessoa está. Seria um feito fantástico, sem dúvida, mas não provaria nada sobre vida após a morte. A pessoa não está morta, seu sistema nervoso esta intacto e nao haveria indicio algum de que com o fim do sistema nervoso a cosnciência ainda continue a existir.  Se desprender do sistema nervoso não significaria sobreviver ao seu fim.

A consciência é resultado de todo um processo estremamente complexo do nosso sitema nervoso central. Não há fundamento em se crer que há uma "entidade" não detectavel, misteriosa, sobrenatural enfim, que seja a "verdadeira consciência". Não há indicio sério de que ela possa "sair por aí" e nem de que sobreviva após a destruição do sistema nervoso que a gera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário