Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seleção natural de idéias

A ciência é uma selva onde os cientistas são  os predadores das idéias uns dos outros, sendo esse um dos motivos para que justamente as mais capazes e próximas da realidade sobrevivam. Isso não a livra de fraudes e enganos, apenas a torna a forma de construir conhecimento onde esses fatos são menos comuns.


A quase totalidade das fraudes e enganos da ciência são apontados pelos próprios pesquisadores ao analisarem criticamente os trabalhos uns dos outros. Esse fato não significa que seja a ciência um conhecimento fechado, seus métodos estão a disposição para a analise de toda a sociedade, em especial em suas implicações éticas.


Em outras formas de conhecimento não e comum tal seleção natural. O que ocorre muitas vezes é a imposição de verdades sem nenhum senso critico, apelando-se ate para a crença cega, a fé.


Ao não se renovar criticamente o conhecimento não cientifico se torna conservador ou no outro extremo se torna maleável sem nenhum critério, ou seja, o que é tido como verdadeiro hoje será a verdade sempre, ou então não existe verdade, qualquer coisa pode ser tida como verdade dependendo do ponto de vista...


A primeira concepção é própria do pensamento religioso, já a segunda é mais moderna, oriunda da contra cultura norte americana. Ambas representam duas facetas do irracionalismo. Ambas reagem muitas vezes de forma exasperada a qualquer forma de se criticar sua forma de pensar, temerosos que são de que sua realidade sem fundamento desmorone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário