Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sobre as ciências sociais


Para ser científico um saber deve ser entre outras coisas comprovado de forma independente por pesquisadores. 

Não basta eu afirmar que em meu laboratório eu consegui transformar chumbo em ouro se outros cientistas não puderem reproduzir resultados usando os mesmos procedimentos, do mesmo modo que não basta eu concluir que o fóssil que analisei seja de um ancestral humano se não houver evidências que apontam nesse caminho. 

Não adianta eu afirmar que tal ou qual idéia, conceito ou hipótese seja científico se não atende aos requisitos para tanto. Mas isso está muito bem para física, química e biologia. Já quando se trata do conjunto das ciências que estudam as sociedades humanas e o ser humano, temos sérias dificuldades a superar. 

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”
Acima Einstein coloca a questão de forma interessantíssima. O átomo e outras particularidades da matéria, por maiores que sejam seus segredos, se demonstram muito mais dóceis ao nosso estudo do que a complexidade humana e as sociedades que ela integra. 

Nós não sabemos o suficiente sobre nós para agir com um grau tão relevante de eficácia a ponto de construir uma nova sociedade mais justa que a atual. Esse nível de conhecimento será alcançado um dia? Talvez, mas atualmente ainda patinamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário